Mário Ngive Yk


Quem é Mário Ngive Yk?
-      Chamo-me Mário Ângelo Give com o pseudonimo Mário Give, jovem mocambicano nascido na cidade capital Maputo no dia 17 de novembro de 1995. Os meus pais herdam nacionalidade Mocambicana provenientes da provincial de inhambane.

Com tantos estilos músicais em Moçambique o que te atraiu no Hip Hop/Rap?
-      Bem, diria que foi algo espontaneo, acho eu que nasci mesmo pra fazer rap, mas importa frizar que sofri influencias dos rapper old school neste caso antiga escola nacionais como internacionais nomeadamente: Simba, Xitiku ni mbaula, colectivo thumba sound, Micro Dois, busta Rhymes, Krs One, Wu tang clan etc etc..


A tua escrita o teu flow e muito diferente dos rappers de New school que surgem recentimente, tens alguma explicação para isto?
-      Sim!
Até tenho tento ser igual e ao mesmo tempo diferente dos outros rappers. Tento usar tudo que me entra na head, não importa quando ou onde, diria que sou “ Diferente dos iguais”


como e que se encontra a saúde do movimento Hip Hop de Moçambique? Existe união entre os rappers?

-      Ta good, mas não obstante mas creio que aos poucos chegara ao auge de gozar de otima saude, quanto a união não tem sido posetivo o necessario, Hip Hop não e de marginais, os marginais e que  estão infiltrados no movimento orgulho tem assolado os fazedores de Hip Hop ultimamente.



 Para quem não conhece Hip-Hop/Rap de moçambique, que nomes nos poderias dizer que se destacam mais aí ou que tu mas aprecias?

-      Por mim e por muitos os rapper mais destacados na antiguidade como também na atualidade são: Flash enccy, Azagaia, Simba,Drakula, Legacy, Sg Dimguizuayo e muitos outros.




Qual foi a data mas marcante da tua carreira músical e porquê?

-      O momento que mais me marcou foi mesmo um passado muito recente, foi quando convidado pra atuar no mega concerto do Rapper Matador inocente no Gil Vicente, quando o mesmo lancava seu primeiro Cd denominado “ Regresso do suberano”.



Se tivesses que formar o teu Dream Team de 11 no Hip Hop Luso quem convocaria?

-      Em primeiro seriam os distacados artistas nacionais na qual tenho-os como admiracão, Flash, Drifa, fechadura, sick brain, Azagaia o colectivo PCU, os internacionais optaria em primeiro o Rapper purtugues Halloween, Valete, Drunk master, etc etc..


 O que acha do programa televisivo de Hip Hop a está iniciativa de entrevistar Rappers nacionais?

-      Acho que é uma boa iniciativa, pois ajuda a comunidade a ficar mais informada, toda camada pode saber das novidades about Moz, negativas como tambem posetivas lembrando que o intuito e mesmo crescer acompanhando o programa

Quais são os proximos passos?

-      O proximo passo é lancar um Album com o colectivo T.M.G( Trindade Music Group) na qual sou membro, sem data prevista mas salientar que sera mesmo em 2017.

Qual é a mensagem que o rapper Mário Ngive Yk deixa ficar pra os que querem seguir essa carreira?

-      Primeiro não desistir de seguir o sonho para quem acha que pode contribuir desta ou de outra forma na cultura, Hip Hop/Rap neste caso, Segundo procurar criar meios de trocar ideias com os que tem mais experiencia no Hip Hop, lembrar que demora não e sinonimo de imcapacidade ou de fraqueza, com isto quer dizer que quanto mais demoras mais treinos fazes mais esplendorosa sera o trabalho, o velho ditado ja diz “ correr não e chegar”.